Apesar de amadoras (uma vez que seus atletas não são pagos em espécie), as equipes de voleibol universitárias americanas são totalmente profissionais no que diz respeito a seriedade destinada ao esporte.
Essas equipes mantém-se em atividade durante o ano inteiro apesar de disputarem suas competições oficiais somente durante um semestre. Todos os times de voleibol treinam diariamente durante a temporada e não é incomum em algumas universidades mais de um treinamento por dia (treino em equipe e treino individualizado ou treino em equipe e musculação).
Hoje em dia a escolha de ir jogar e estudar nos EUA está sendo feita por muitos atletas brasileiros e internacionais de alto nível técnico. Atletas e treinadores estão vendo que o esporte Universitário Americano tem hoje um nível elevado técnico, tático e físico o que muitas vezes tem ajudado atletas a se profissionalizarem após os 4 anos de faculdade.
No voleibol Norte Americano o atleta consegue ter uma “bagagem” de jogo muito alta pois na temporada os times jogam entre 2-3 jogos por semana. Além disso, o atleta recebe material esportivo, conta com uma estrutura física e uma equipe multidisciplinar de alto nível, tem jogos televisionados, estatísticas, vestiário etc.
E tem gente que anda pensando que jogar nos EUA é final de carreira…