Conheça a rotina de um estudante-atleta nos EUA

Estudar e praticar a sério um esporte nem sempre são tarefas simples de conciliar. Nos Estados Unidos, no entanto, é uma rotina comum e incentivada pelas universidades.

Você que é um atleta universitário ou para você que se tornara, vai que aprender trabalhar com o tempo e saber administra-lo no EUA. Pois são inúmeras as atividades e compromissos que estarão no seu dia a dia. Rotinas de treinos com viagens para jogos e competições, tendo que conciliar com aulas, trabalhos extraclasses entre outros compromissos. Seu dia como estudante- atleta nos EUA começa bem cedo com um treino físico, aulas e treino técnico – físico a tarde. Os treinamentos não atrapalham a rotina de aulas pois você tem que tirar notas altas e ser um ótimo atleta. Geralmente todas as aulas acontecem pela manhã para que sobre tempo para o estudante-atleta se dedicar dentro e fora das quadras, campos ou piscinas.

Nos dias de jogos sua rotina vai mudar um pouco dependendo se você vai jogar dentro ou fora de casa. Caso o atleta tenha que perder alguma aula, o treinador fará uma carta para entregar aos seus professores, para não ganhar falta nos dias que estiverem fora. Quando forem jogos fora de casa, dependendo da distância, seu time viaja em ônibus confortável ou até mesmo avião, ficando em hotel um dia antes do jogo, com uma estrutura muito boa com refeições à vontade, e tudo pago pela universidade. Os treinadores são bem profissionais e gostam de fazer o melhor trabalho, então vai ter reconhecimento do gramado com um treino um dia antes do jogo, preleções com vídeos sobre o adversário, entre outras coisas que você encontra em times profissionais. Logo em seguida do jogo é servida uma refeição no hotel para depois voltar à universidade. Aos finais de semana ou feriados quando não tem viagens, jogos ou treinos, os estudantes-atletas conseguem se divertir, sair com amigos e até mesmo viajar pelos EUA.

Os professores são bem flexíveis e entendem completamente que você é um atleta e tem diversas atividades além da sala de aula. Então não tem porque se preocupar em questão de trabalhos, provas e conteúdos, pois eles sempre deixam entregar assim que você voltar das viagens e até mesmo podem dar um tempinho a mais. Na realidade os professores assim como você, amam e acreditam no esporte universitário como a melhor forma de educação, e assim fica um pouco mais fácil para conciliar tudo.

Existe a possibilidade de trabalhar dentro do campus para fazer uma graninha extra. Tudo isso vai depender do local onde você estiver, da estrutura da faculdade de dos empregos disponíveis dentro do campus. Estudantes Internacionais com o visto de estudo (F1) não podem trabalhar fora do campus. Lembrando que estudantes-atletas não podem trabalhar mais de 20 horas por semana no fall e spring.

Essa oportunidade que as universidades americanas proporcionam de poder conciliar estudos com treinos e jogos é uma experiência maravilhosa. Porém exige muito do atleta, então você terá que saber administrar seu tempo, para poder fazer tudo da melhor forma possível e poder aproveitar ao máximo seus anos universitários.

Vem ser XSPORT!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp