DÚVIDAS FREQUENTES

A idade é de 15 a 22 anos. O atleta poderá participar do teste a partir dos 15 anos mesmo que não tenha se formado no ensino médio, uma vez que terá a oportunidade de provar suas qualidades e pleitear uma bolsa no futuro. Os atletas com mais de 23 anos podem contatar a XSPORT CONSULTING para que sejam analisadas as suas chances de obter uma bolsa esportiva.

A XSPORT CONSULTING auxilia os atletas com o processo de documentos, vistos, exames, traduções curriculares e todos os procedimentos necessários para que o aluno seja aceito na universidade. É essencial que o atleta passe nos exames TOEFL e SAT, requisitos básicos de admissão em qualquer universidade americana e canadense.

É indicado que o atleta tenha conhecimentos intermediários de inglês para realização dos testes obrigatórios de admissão (TOEFL e SAT), ou que tenha tempo para que os professores indicados possam assessorá-lo nos testes.

O TOEFL é realizado todo mês em algumas capitais do Brasil. Assim, quanto antes o aluno estiver preparado para realizar o exame, mais chance terá de garantir boas notas e ser aprovado nos testes das universidades.

Tentar novamente. O teste é aplicado todo mês e o aluno pode realizá-lo o número de vezes que for necessário.

As despesas com vistos, exames e documentos são de total responsabilidade do atleta.

O SAT é aplicado no primeiro sábado dos meses de maio, junho, outubro, novembro e dezembro. E também no último sábado do mês de janeiro. O exame tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do aluno através de três áreas: Math (matemática), Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita).

Existem 3 principais ligas esportivas universitárias americanas:

NCAA: tem aproximadamente 800 universidades afiliadas e 3 divisões (D1, D2 e D3). É indicada para atletas de alto nível esportivo e um conhecimento de inglês satisfatório.

NAIA: tem aproximadamente 200 universidades afiliadas e uma divisão. Assim como a liga NCAA, é indicada para atletas de alto nível esportivo e um conhecimento de inglês satisfatório.

Junior College: tem aproximadamente 150 universidades e 2 divisões (D1 e D2). Indicada para atletas que precisam evoluir no nível esportivo ou no inglês.

A data ideal para iniciar o processo é cerca de 15 a 24 meses antes da viagem para os EUA. Tal antecedência permite que o estudante tenha tempo suficiente para se preparar para as provas e refazê-las, caso necessário.

As aulas começam em agosto e janeiro.

Os estudantes normalmente moram dentro do próprio campus, em moradias estudantis. Os quartos podem ser duplos ou individuais. Há também a possibilidade do estudante morar fora do campus, em casas ou apartamentos alugados.

A maioria das universidades possui refeitório dentro do próprio campus onde os estudantes fazem todas as suas refeições. Algumas universidades não oferecem refeitório e, neste caso, a alimentação é feita fora do campus, mas sempre em algum local próximo da universidade.

De dezembro a janeiro há aproximadamente 3 semanas de férias, enquanto de maio a agosto há por volta de 3 meses.

Sim. A maioria das universidades pedem inglês intermediário ou avançado. Caso este não seja seu caso, você pode ir para um Junior College. As Junior Colleges são como uma universidade de 4 anos, mas que oferecem apenas os 2 primeiros anos (básicos). Nos EUA, os 2 primeiros anos são sempre básicos e, portanto, você fará as mesmas matérias não importa a faculdade em que estiver. Depois de concluído os anos básicos, você se transfere para uma universidade para fazer os 2 anos restantes, e o seu diploma será da última universidade.

Não. Nos EUA, os 2 primeiros anos do curso são básicos e isso lhe dá tempo para escolher a carreira que quer seguir.

A grande maioria dos cursos pode ser validada tranquilamente. Os únicos cursos que não podem ser validados no Brasil são: direito, medicina, veterinária, odontologia e enfermagem.

Para estas e outras informações, por favor, entre em contato com a equipe XSPORT CONSULTING.

Quer fazer parte desse time de atletas que briham nos esportes e nos estudos de alto nível no Canadá e nos Estados Unidos?

Fechar Menu