Atleta XSPORT na mídia em Novo Hamburgo

Planos de infância realizados com duas bolsas de estudo nos EUA

A história de Arthur Decker, hoje com 18 anos, começou cedo. Bem cedo. “Desde criança eu tinha esse sonho de estudar e morar fora”, conta ele. Conforme Arthur crescia, a ideia ia tomando forma. O amadurecimento fez com que ele bolasse um plano: “Jogo vôlei desde os quatro anos de idade. Como a liga universitária dos Estados Unidos é muito forte e com ótimas oportunidades de se conseguir uma bolsa, fui atrás disso”, conta ele.

Com o objetivo claro à frente, Arthur começou um processo de seleção com uma empresa especializada na obtenção de bolsas de estudo para atletas nos Estados Unidos e Canadá. Essa empresa fez o encaminhamento do material dele para universidades e técnicos estrangeiros. “Isso foi no início de 2016, a partir daí comecei a estudar para provas, tanto o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) quanto o Scholastic Aptitude Test (SAT)”, conta Arthur.

Com boas notas nos exames e um bom material como jogador de vôlei, Arthur conseguiu não uma, mas duas bolsas para estudar e jogar nos Estados Unidos. “Elas cobrem basicamente tudo: alimentação, moradia, curso, seguro saúde e livros”, explica ele. O curso? Administração com ênfase em investimentos na Park University, em Kansas City, para onde viaja em agosto. “Desde a adolescência estive ligado neste meio de negócios e investimentos. Sempre estudei sobre o assunto por conta, e busco cada vez me aprofundar mais.”

O curso tem duração de quatro ou cinco anos, dependendo das disciplinas cursadas. Tempo explorando uma nova realidade, cheia de novidades e surpresas, mas também um tempo longe da família, amigos e namorada: “Minha mãe me apoiou desde o início do processo, e constantemente veio me ajudando. Agora que está chegando perto da data de eu ir ela está bem apreensiva. Minha avó também está sentindo bastante a situação. Minha namorada não é diferente. Ela também sempre me apoiou. Mesmo tendo que deixar minha família e amigos aqui no Brasil, estou muito ansioso pra chegar. Como esse é um sonho de criança e uma oportunidade enorme, não vejo a hora de chegar”, comemora.

SAT? TOEFL?

O SAT e o TOEFL são avaliações feitas por estudantes nos Estados Unidos. O SAT é tipo o nosso Enem, e avalia o conteúdo apreendido pelos estudantes que desejam ingressar em alguma universidade. É um teste pra quem quer ser aluno da universidade lá fora. Quem só quer cursar algumas disciplinas por lá não precisa fazer. O TOEFL é um exame prestado para estrangeiros que pretendem ingressar em universidades em países de língua inglesa, mas que não tem o inglês como primeira língua.

Link: https://www.bombors.com.br/_conteudo/2017/06/noticias/213494-intercambio-como-chegar-la.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp