Você pode ser um campeão olímpico, mas notas ruins podem te levar a um cenário não muito favorável na liga universitária Americana.
Ahmed Hafnaoui, o tunisiano que fez história ao se tornar campeão olímpico dos 400 metros nado livre em Tóquio no ano passado iria começar a sua temporada universitária na Indiana University em 2022/23. O nadador que surpreendeu o mundo vencendo os 400 livre na raia 8 em Tóquio até ficou de fora do Mundial de Budapeste, na época, indicando que estava se dedicando aos estudos e focado para ficar elegível e poder disputar a temporada universitária do NCAA.
A NCAA considerou o nadador tunisiano “inelegível” para a temporada 2022/2023. Tal tipo de recusa estaria ligado ao histórico escolar de Hafnaoui que estaria abaixo dos padrões exigidos pela entidade.
Atletas-estudantes para poderem competir no sistema da NCAA precisam atingir determinados níveis de exigências acadêmicas e que, se não cumpridas, impedem suas participações em competições e até treinamentos.
Com a decisão anunciada, Ahmed Hafnaoui vai iniciar os estudos em Indiana, porém fica impedido de competir em sua primeira temporada. Mesmo assim, segundo a Indiana University, Hafnaoui ainda terá seus quatro anos de elegibilidade mantidos. Hafnaoui passou grande parte do ano passado e deste ano se dedicando aos estudos.
No sistema americano universitário estudo anda lado a lado com o esporte!