Como é a natação escolar nos Estados Unidos?

A natação do High School é muito bem estruturada, assim como o esporte universitário. Nos EUA, existe a entidade NHSF – National High School Federation que organiza as competições esportivas para alunos/atletas dos 4 anos do High School americano (equivalente aos 3 anos de 2º grau no Brasil). Uma média de 200 mil estudantes participam das competições de natação dos EUA. A temporada escolar americana é de 3 meses com campeonatos estaduais fortíssimos e disputados em regras e programas similares em todos os Estados. Toda temporada escolar é realizada em jardas. As provas são 50, 100, 200 e 500 jardas livre, 100 jardas costas, 100 jardas peito, 100 jardas borboleta, 200 jardas medley, e os revezamentos 4×50 jardas livre e 4×50 jardas medley.

As escolas realizam competições entre si a cada semana, dual meets reunindo duas escolas, tri meet reunindo três, quad meet com quatro e os Invitationals que acontecem no sábado. No final da temporada, acontece a disputa dos torneios regionais e os fortes campeonatos estaduais. Com a conclusão do ano, a National Federation High School, divulga um ranking nacional com os melhores tempos e o ranking nacional das escolas

O desempenho escolar é importantíssimo, o baixo desempenho pode impedir os atletas não só de competir, como também de participar dos treinamentos.

Seja o próximo estudante atleta de natação em high school nos EUA!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp