ACT ou SAT: qual escolher?

As universidades aceitam tanto o SAT quanto o ACT. Então, qual você deveria fazer?

Tudo depende dos resultados. Alguns alunos acabam tirando uma nota maior no SAT, outros vão melhor no ACT.  Para ajudá-lo a focar seus estudos no exame correto, aqui estã algumas principais diferenças entre eles:

As perguntas do ACT  tendem a ser mais diretas

As questões do ACT são muitas vezes mais fáceis de entender em uma primeira leitura. Já no SAT, você pode gastar tempo tentando descobrir o que está sendo pedido antes que comece a resolver o problema

O SAT tem uma forte ênfase em vocabulário

Se você é um amante das palavras, você vai adorar o SAT. Se as palavras não são seu forte, você pode se sair melhor no ACT.

O ACT tem uma seção de Ciências e o SAT não tem

Você não precisa saber nada sobre amebas ou reações químicas para a seção de Ciência do ACT. Ela foi criada mais para testar suas habilidades de leitura e de raciocínio com base na análise de um determinado conjunto de fatos. Mas se você tem fobia à ciência, o SAT pode ser a melhor opção.

A ACT testa conhecimentos matemáticos mais avançados

Além de aritmética básica, álgebra I e II e geometria, o ACT testa seus conhecimentos de trigonometria. Mas a seção de matemática do ACT não é necessariamente mais difícil, já que muitos estudantes acham as perguntas mais diretas do que as do SAT.

O SAT é dividido em mais seções

No ACT, você fará cada área de conteúdo (Inglês, Matemática , Leitura e Ciências) em um grande bloco, com o teste de escrita opcional ao final. No SAT, as áreas de conteúdo (Leitura, Matemática e Redação) são divididos em seções. Você pode fazer um pouco de matemática, escrever um pouco, um pouco de leitura crítica, um pouco mais de matemática, etc.

O ACT é um exame mais generalista

No SAT, os admissions officers se preocupam mais como você desempenhou em cada seção. No ACT, eles são mais preocupados com a sua pontuação final. Então, se você é fraco em uma área de conteúdo, mas forte em outras, você ainda pode tirar uma boa nota ACT e, assim, causar uma forte impressão na comissão de admissão.

Resumindo….

O SAT é conhecido por ter “pegadinhas”, ou seja, questões feitas para confundir os candidatos, com respostas que parecem corretas, mas não são. No ACT isso não existe.

A seção de matemática no ACT é mais voltada para medir o verdadeiro conhecimento do candidato, enquanto no SAT tem um foco maior em “problem solving”, que pedem apenas conhecimentos básicos da disciplina. Assim, você tem que entender a fundo o SAT, pois muitas vezes não é necessário sequer fazer cálculos, as respostas são lógicas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp