O TOEFL é um exame que tem o objetivo de atestar a fluência do candidato na língua inglesa. Assim, para poder comprovar que você é proficiente, serão avaliadas a sua capacidade de comunicação escrita e oral, além da sua audição e leitura.
A prova é, portanto, dividida em quatro partes, cada uma para examinar o conhecimento do candidato em cada uma dessas habilidades. No TOEFL, então, você tem as seguintes seções: Reading, Listening, Speaking e Writing.
Antes de 26 de julho de 2023, o teste TOEFL durava cerca de 3 horas e 30 minutos, ou seja, era um teste super longo. Contudo, na nova versão da prova da ETS, o teste leva pouco menos de 2 horas para ser concluído, isso significa que ela é a mais curta entre as três provas de proficiência em inglês mais populares.
Como a questão do tempo é sempre delicada porque pode definir se você vai bem na prova ou não, é muuuuito importante fazer simulados treinando os tempos definidos para cada seção. Assim, você evita perder pontos por não ter conseguido responder tudo a tempo.
A pontuação do TOEFL iBT tem o objetivo de refletir as habilidades reais do candidato de forma justa e imparcial. Cada parte da prova do TOEFL tem uma nota que vai de 0 a 30, totalizando 120, que é, portanto, a nota máxima. Cada universidade pode exigir notas diferentes para cursos diferentes.
A prova do TOEFL pode ser feita de duas maneiras: nos centros de testagem e em casa. Os centros no Brasil são em diversas capitais, oferecidos praticamente o ano inteiro, em vários dias da semana. No site TOEFL, você pode fazer uma consulta para verificar qual é o centro mais próximo da sua casa e as datas disponíveis para a realização do exame. O preço do TOEFL iBT é 220 dólares. Esse é o valor do TOEFL tanto para a versão “normal” quanto para o feito em casa. Lembrando que a prova do TOEFL Ibt é aceita em 100% das instituições!