A cerimônia de formatura em uma universidade dos Estados Unidos é um dos momentos mais tradicionais e marcantes dentro dos dois, no caso dos Junior Colleges, ou quatro anos de faculdade! Quando um estudante inicia seus estudos em uma universidade americana, ele geralmente é relacionado a alguma Class, ou seja, a geração de alunos que entrou no mesmo ano e provavelmente se formará junta após quatro anos.
Ao contrário do Brasil, a formatura não é feita separadamente por cursos: todos da mesma class irão participar da mesma cerimônia de graduação. Além disso, como a cerimônia de graduação na maioria das vezes é feita logo após a semana das provas finais, as notas do último semestre dos alunos ainda não foram concluídas. Portanto, os diplomas que os alunos recebem na formatura não são, na verdade, seus diplomas: são certificados de presença na cerimônia, ou algum documento simbólico.
Ao receber sua beca de formatura, o aluno também receberá um pequeno cordão que será preso ao seu capelo, chamado de tassel, sendo que a cor indicará qual curso ou área o aluno está se formando. Alguns estudantes também costumam usar um stole, que é uma faixa que passa sobre os ombros, descendo até a altura do abdômen. O stole tanto pode indicar algum tipo de honra como pode ser livre para o estudante indicar coisas como seu país de origem, sua fraternidade, algum club que tenha participado, etc. Muitos dos nossos estudantes atletas usam um stole do Brasil em sua graduação!
Durante a entrega do diploma, o mestre de cerimônia geralmente indica se o aluno se formou com honras, e lhe entrega coloca os cords, cordas coloridas, que eventualmente o aluno tenha recebido. Por fim, um dos pontos mais esperados da cerimônia de formatura é o momento do discurso oficial, podendo ser feito por um ex-aluno de destaque ou alguma pessoa influente na comunidade.
Gostou de saber mais sobre como funciona a formatura nos EUA? Você pode ser o próximo a jogar e estudar em uma universidade nos EUA, entre em contato conosco para mais informações!!