Escolinhas esportivas e clubes formadores que antes recebiam apenas meninos e meninas interessados em aprender os fundamentos da modalidade e se divertir, agora são procurados por famílias que planejam investir no esporte como uma forma de seus filhos estudarem no exterior no futuro. Embarcar para os EUA como estudante-atleta garante a chance de continuar praticando esporte sem descuidar da educação, já que o sistema universitário e de high school americano torna possível a prática esportiva e o estudo bem feitos e ao mesmo tempo!
Na última década, o número de brasileiros inscritos em universidades dos Estados Unidos aumentou 79,3%, segundo dados do Instituto de Educação Internacional (IIE, na sigla em inglês). O Brasil escalou seis posições e ocupa o décimo lugar no ranking dos países com o maior número de alunos estrangeiros cursando ensino superior no país.
Em 2017, eram 6.310 alunos brasileiros de graduação concentrados nos Estados da Califórnia, Florida, Nova York, Massachusetts e Texas. Desse total, 584, ou 8,35%, tinham bolsa-atleta nas Divisões 1 e 2 da National Collegiate Athletic Association (NCAA, na sigla em inglês). Atualmente esse número mudou para 19.000 alunos sendo 3.500 estudantes atletas atuando nas ligas NCAA, NAIA e NJCAA. Incrível, não é mesmo?
Entre os brasileiros, a natação e o voleibol estão entre os esportes com maior número de atletas bolsistas.
Seja você o próximo, venha para XSPORT!